Peça de faiança moldada, em forma de peixe (carpa) saltando das águas que lhe servem de pé, de cor creme com aguadas a castanho e azul, cores que acentuam as áreas relevadas. No fundo da base, pintado à mão, a azul, «885» «Aleluia».
Data: c.
1945 - 55 [ver comentário de CMP]
Dimensões: Alt. 15,5cm x Comp. 14 cm x larg. 9,5 cm
Forma claramente inspirada nas célebres «carpas de
Tóquio», motivo frequente em muitos dos tecidos, gravuras, bronzes, cerâmicas japoneses
que começaram a chegar à Europa a partir do último quartel do século XIX.
O tema das carpas, na sua agitação frenética,
saltando e nadando contra a corrente, agradou a muitos artistas ocidentais. O
japonismo de então, que tanto influenciou a Arte Nova europeia e de que a «Maison
Bing» foi a grande divulgadora, vai prolongar-se no tempo, adaptando-se a novas
estéticas.
Mostramos alguns exemplos desta permanência e
evolução, da Arte Nova da jarra de vidro de François-Eugène Rousseau, passando
pela cerâmica de Alfred Renoleau ou, a já ao gosto art déco, de E. Gazan e, finalmente, esta versão barroquizante da
Aleluia-Aveiro.
2 comentários:
Caros AM-JMV,
acrescento apenas que esta peças será datada da segunda metade da década de 60.
Continuação de boas publicações!
Saudações,
CMP*
Cara CMP,
Não fora os seus sempre eficazes comentários, o nosso conhecimento sobre a Aleluia-Aveiro seria muito parco. Mais uma vez, muito obrigado. Só deste modo se cumprirá o objectivo deste blogue.
Saudações,
AM-JMV
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